quarta-feira, 24 de outubro de 2007

david lynch chutou o balde

Finalmente assisti a nova obra do brilhante David Lynch: “Inland Empire”, ou “Império dos Sonhos”, como foi toscamente traduzido.

O longa é sobre Nikki (Laura Dern), uma atriz que está gravando um filme supostamente amaldiçoado e que se apaixona pelo seu colega de elenco (Justin Theroux). A partir daí, sua vida passa a se confundir com a ficção e ela acaba enlouquecendo.

A história me parecia fantástica e eu pensava que o velho Lynch ia se superar. Bom, ele realmente se superou, mas no mau sentido. Para se ter uma idéia, o diretor começou as filmagens sem ter um roteiro pronto. Ele ia escrevendo à medida que as cenas iam sendo gravadas. Resultado: o filme não tem nexo nenhum e eu simplesmente não sei descrever o que eu vi durante quase três horas. E olha que um dos meus filmes preferidos é “Cidade dos Sonhos”.

“Inland Empire” tem a mesma atmosfera sombria e ameaçadora que as outras obras de David Lynch, tudo é muito macabro. Mas o mais assustador é uma família bizarra de coelhos vestidos de humanos. Quando eles falam, no lugar da voz, aparece uma claque. Dá arrepios só de pensar.

Uma cena em particular me incomodou no filme: quando a Laura Dern vomita sangue na calçada da fama. Não reconheci a inteligência de Lynch nessa crítica óbvia e quase infantil a Hollywood.

O lado bom de “Inland Empire” é a ótima trilha sonora de Angelo Badalamenti, responsável por boa parte do clima assustador do filme. Laura Dern também está maravilhosa, embora eu não saiba dizer exatamente que personagem ela está interpretando, se é que ela está interpretando.

Uma das coisas que eu mais admiro no David Lynch é o talento que ele tem de provocar medo e tensão no público, mesmo quando ninguém tem a menor idéia do que está acontecendo. Infelizmente, desta vez só isso não foi o suficiente.

David Lynch chutou o balde longe. Prefiro acreditar que essa foi uma maneira dele responder aos críticos de “Cidade dos Sonhos”. Como quem diz “isso sim é um filme absurdo, seus bobinhos!”.

Tá bom, tá bom. Eu confesso, embora não sem dor. Achei uma droga mesmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já sabia q o filme era ruim antes mesmo de assistir! O fato de ele ter chutado o balde só me fez notar o quanto a raça é desunida.

Anônimo disse...

Hum, eu não vi esse filme, mas se você diz que é ruim (e pela pequena narrativa) eu acredito em você! Um filme ruim que vi recentemente foi "Jutiça a qualquer preço", mas os 10 últimos minutos de filme não deixam um vazio tão grande...
Beijos Thinha! =*