terça-feira, 6 de novembro de 2007

pensando bem...


Até que a CPMF não é de todo o mal. É o único imposto que não pode ser sonegado e a cobrança é realmente eficiente. O problema é que nós já pagamos impostos demais! Pagamos taxas ao governo desde a contribuição ao INSS até a caneta que a gente compra na esquina.

Aí eu me lembrei das aulas de Fundamentos de Economia e Política, do querido professor Flamarion, quando eu ouvi falar pela primeira vez no imposto único: a substituição de todos os impostos por apenas um. Antes, diziam que isso era impossível porque não se tinha uma base adeqüada, não se sabia sobre o quê o imposto seria cobrado. Agora, que o Brasil tem um dos sistemas bancários mais modernos do mundo e baixíssima monetização (todo mundo usa cheque e cartão), seria o momento ideal e a CPMF seria perfeita para isso. Mas o imposto único nunca será posto em prática no Brasil simplesmente porque diminuiria a carga tributária do Brasil.

Enfim, o PSDB está fazendo birra, mas é claro que vão aprovar a famigerada CPMF. Afinal, um dia eles vão voltar para o governo e vão querer esse dinheiro. Mas eu não me importaria de pagar o "imposto do cheque" se ele fosse o único do Brasil.

3 comentários:

dope disse...

porra de chequem porra de cartão.
meu negocio é no dinheiro.
se tem, tem. se nao tem, nao tem.

negocio de pagar depols...

Anônimo disse...

Mas nem é so por isso não...
mas nem todo mundo tem acesso a cheque e cartão nao!
eu sou contra o imposto unico!

Anônimo disse...

Oque eu acho mais legal é que o presidente de vocês (leia-se: Lula) esculhambava a CPMF e nunca acabou com ela :P