segunda-feira, 26 de novembro de 2007

não consigo mais parar de ouvir


A Fiona Apple é o máximo. E eu sempre amei o último CD dela, Extraordinary Machine, que abriga com perfeição vários estilos: jazz, blues, rock e pop.

Mas todo mundo dizia que a versão não-lançada era muito melhor do que a lançada. Eu, que só conhecia a oficial, pensava: "Nossa, o que pode ser melhor do que isso???".

Pois neste fim-de-semana eu finalmente conheci o CD não-oficial (obrigada, Dopinho! =*) e fiquei impressionada: sim, é muito melhor!!

O Extraordinary Machine original foi gravado em 2002 e produzido por Jon Brion, mas ele foi afastado e o álbum teve que ser todo refeito. Várias músicas foram impiedosamente mutiladas, principalmente Not About Love e Red Red Red.

A versão não-oficial é muito melhor porque é mais crua, suja e agressiva. E, como é impossível escolher minha música preferida, eu vou falar de todas elas e pronto.

extraordinary machine
Uma das músicas mais inspiradoras que eu já escutei. Não foi tão modificada pela versão oficial. Ainda bem.

get him back
Perdeu boa parte de sua agressividade no CD lançado. É uma das minhas preferidas.

o' sailor
Acrescentaram uma espécie de coral na versão oficial. Fica melhor sem ele.

better version of me
Essa foi a única música que eu preferi na versão oficial. Acho que o instrumental ficou melhor.

tymps (the sick in the head song)
Também não foi muito modificada. Ela tem o poder de me acordar, não sei porque.

parting gift
Simplesmente linda, emocionante, tocante. Maravilhosa nas duas versões.

window
Super raivosa e agressiva e eu adoooooro. No CD oficial perdeu muito disso.

oh, well
Não sei se é impressão minha, mas achei que na versão não-oficial a Fiona estava com uma voz mais rouca nessa música. E eu adorei.

please please please
muito, mas muito melhor na versão não-lançada. No CD oficial, tem mais guitarra, é mais enfeitada. Gosto mais da versão crua.

red red red
Tiraram o mais interessante da música, que era o instrumental. Ficou totalmente diferente, perdeu um pouco da força. A versão não-oficial é muito melhor.

not about love
Um crime, o que fizeram com essa música! Amputaram os violinos, que eram tão lindos!! Mas ela é ótima nas duas versões e tem um clipe fofíssimo.

waltz (better than fine)
Não sofreu muitas modificações. E é tão bonitinha!!



Enfim, as duas versões são ótimas e a Fiona é uma das melhores cantoras que existem. Uma voz grave e meio dark, mas ao mesmo tempo suave e delicada. Letras lindíssimas e inteligentes. Perfeita.

Um comentário:

Anônimo disse...

devo dizer q nao sou lá muito fã...